Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 25/06/2019 15:42:53

Eles almejam mudar de vida por meio dos estudos

Na ponta do lápis, a esperança de um futuro com mais oportunidades. Essa foi a expectativa de 57 jovens que cumprem ou cumpriram medida socioeducativa em centros da Fundação CASA de todo o Estado e que participaram no último domingo (30/06), das provas das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Como explica a gerente de educação profissional da Fundação CASA, Cristina Watanabe, o ensino superior significa para muitos um passaporte para uma nova vida. “Muitas vezes, temos casos de jovens aprovados que são os primeiros da família a terem acesso ao ensino superior”, comentou.

Ela também menciona que muitos centros realizam uma preparação com os alunos. “Quando as equipes dos centros detectam que um jovem tem perfil para cursar faculdade, iniciam com ele a preparação para as provas com simulados, edições anteriores, aulas de reforço”, destacou.

Ao total, mais de 62,5 mil estudantes de todo o estado devem participar do processo seletivo para as 14.885 vagas oferecidas pela instituição.

O exame consiste em duas fases: uma prova com 54 questões de múltipla escolha e uma redação. Além disso, candidatos que se declararem afrodescendentes e/ou tiverem estudado os três anos do ensino médio em escolas públicas têm direito à pontuação acrescida em sua nota final.