Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 21/08/2019 19:05:54

Em dia de visita, adolescentes e familiares receberam corações confeccionados pela comunidade do litoral paulista

De tecido recheado por espuma, nas mais variadas cores – vermelho, verde, amarelo –, com ou sem miçangas e fitas, mas, em comum, a intenção de simbolizar a doação de amor, carinho e respeito ao próximo.

Dessa forma, adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Praia Grande I, em Praia Grande, e seus familiares receberam no último domingo (18 de agosto) corações confeccionados por moradores das cidades do Litoral Sul paulista durante a campanha Ação do Coração, promovia pela Associação Eduardo Furkini.

O idealizador da campanha, Alexandre Camilo, junto a um grupo de voluntários, foi pessoalmente ao centro socioeducativo entregar os corações, o que durou cerca de uma hora.

Durante a entrega, Camilo conversou com familiares e jovens, explicando o simbolismo por trás da ação, o significado do coração em diferentes culturas e a importância de o ser humano ser grato e ter fé, independentemente da religião.

“As famílias e os adolescentes se emocionaram bastante, especialmente no momento em que o processo da entrega terminou com uma oração universal”, contou o encarregado técnico do CASA, Alessandro Muniz, que acompanhou pessoalmente a ação.

“A Ação do Coração é um movimento para a doação de amor, fé, carinho e respeito ao próximo, por meio do processo de confecção dos corações, que leva os participantes a exercitar a empatia, a refletir sobre sentimentos, fé, necessidades e transformar essas percepções em um trabalho artístico”, avaliou o encarregado técnico.

A primeira edição da Ação do Coração aconteceu em 02 de agosto de 2012, no centro da cidade de Santos, com entrega de 60 mil corações. A data entrou para o calendário oficial do município, que instituiu como Dia da Ação do Coração.

A data refere-se ao dia da morte do ator santista Eduardo Furkini, vítima de infarto e que serviu de inspiração para o movimento.