Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 22/03/2019 11:12:10

Temas importantes foram debatidos no encontro que contou com a participação de cinco jovens

Com a finalidade de garantir uma gestão participativa no centro socioeducativo de Caraguatatuba, foi realizada na última quinta-feira (21/03), a reunião do Conselho Gestor.

A reunião contou com a presença da diretora do centro, Miraci Dourados da Silva, a encarrega técnica, o coordenador pedagógico, um assistente social, o gerente do Instituto Dom Décio, e um funcionário da administração. Representando os jovens, participaram cinco meninos.

O Conselho Gestor tem como objetivo promover a discussão coletiva num espaço coletivo de reflexões sobre o atendimento socioeducativo. De acordo com a diretora do centro, de forma democrática, foram apresentados alguns temas sobre os quais os adolescentes e servidores puderam debater.

Na área da saúde, foi transmitido o Plano Político Pedagógico da área. Neste sentido, os jovens conheceram quais procedimentos são oferecidos pela Fundação CASA, como por exemplo, períodos de vacinação, controle de peso e altura, participação de palestras na área de saúde mental. Também foi colocado a importância de um ambiente socioeducativo limpo para uma boa convivência.

No encontro, foram compartilhadas as ações executadas pelo Comitê dos Direitos Humanos para o ano de 2019.

“Compartilhar com os jovens nossos desafios, nossos propósitos é uma forma de conscientizá-lo sobre o atendimento prestado. Quanto mais clareza eles tiverem, melhor será para alcançar um ambiente agradável”, disse.

Esta foi a primeira reunião de 2019 e estão previstas encontros bimestrais. Para a diretora, os familiares foram convocados, mas não conseguiram estar presentes.

A publicação da Portaria Normativa nº 324/2018, traz a atuação do Conselho Gestor nos centros socioeducativos da Fundação CASA. A Diretoria Técnica da Instituição disponibiliza a Cartilha do Conselho Gestor, publicação que explica o passo a passo para o funcionamento do órgão.