Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 11/11/2019 14:36:31

Realizado em parceria com a secretaria municipal de cultura, projeto aproximou adolescentes do mundo da literatura

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Marília (DRO) participaram na última sexta-feira (08/11) do encerramento do projeto “Bibliotecando na Fundação CASA”.

Realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Marília, o “Bibliotecando” teve como objetivo aproximar os jovens do mundo da leitura, por meio de uma série de ações que tornaram o ato de ler uma atividade atraente e dinâmica.

A primeira ação foi a reforma do espaço da biblioteca, que ganhou novas cores nas paredes, teve suas prateleiras reformuladas e também recebeu suportes para expor alguns livros.

Na sequência, foi o acervo do espaço que recebeu uma renovação: os novos livros adquiridos passaram a conviver com os títulos mais antigos e todos foram catalogados pela agente educacional e responsável pelo projeto no centro, Célia Oliveira Martins, com a ajuda da bibliotecária, Janaina de França, que é parceira da Secretaria da Cultura.

Por fim, para incentivar ainda mais o gosto pela leitura, os adolescentes participaram de um bate-papo com o escritor mariliense, Ramon Barbosa Franco, que contou sobre sua trajetória no mundo das letras.

Durante a conversa, Franco falou sobre seu romance, A Próxima Colombina, que narra uma história policial, em parte inspirada no tempo em que o escritor passou trabalhando como jornalista em um grande jornal da cidade.

De acordo com o coordenador pedagógico do centro, Leandro Franco, a iniciativa foi muito positiva. “Todas as ações contaram com a participação efetiva dos adolescentes, pois para nossos alunos a biblioteca é de fundamental importância, pois os adolescentes semanalmente fazem empréstimos de livros e levam para seus dormitórios onde realizam as suas viagens no mundo da imaginação”, concluiu.