Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 19/02/2018 10:08:07

Com jogos no sábado (17/02) e domingo (18/02), o CASA Rio Tâmisa, localizado no Complexo do Brás, e CASA Paulista se classificaram na Copa CASA

O final de semana foi decisivo nos dois primeiros jogos das quartas de final XIV Copa CASA de Futebol, o campeonato de futebol de campo da Fundação CASA. No sábado (17 de fevereiro), os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Rio Tâmisa, do Complexo do Brás, venceram nos pênaltis por 4 a 3 os garotos do CASA Pirituba, também da capital paulista. O jogo aconteceu no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, antes da partida oficial entre as equipes profissionais do Audax e do Votuporanguense, pela série A2 do Paulistão.

No domingo (18 de fevereiro), o CASA Paulista (da Divisão Regional Metropolitana Norte – DRM-V), de São Paulo venceu por 8 a 2 o CASA Atibaia (representante da Divisão Regional Metropolitana – DRM-I). O jogo estava marcado para acontecer na preliminar do jogo entre Ponte Preta e Palmeiras, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, mas devido à chuva forte, foi disputado em estádio alternativo.

Com estes resultados, os CASAs Paulista e Tâmisa (Brás) disputam a fase semifinal no sábado (03 de março), em Santo André. A partida acontecerá na preliminar do jogo do Santo André e Botafogo de Ribeirão Preto, pelo campeonato paulista. “Para os meninos, com certeza é como realizar o sonho de jogar em um campo profissional e ainda poderem ser observados”, avalia o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria, que trabalha na Fundação CASA como assistente de direção. O tricampeão acompanhará todos os jogos da fase estadual da Copa.

Como nos anos anteriores, a Copa CASA teve etapas locais, ocorridas nas 11 divisões regionais da Instituição. Das seletivas, oito equipes classificadas disputam as quartas-de-final, semifinais e final em jogos preliminares a partidas profissionais das séries A e B do Paulistão. Nesta fase, a Federação cede gratuitamente o campo e os profissionais de arbitragem.

Entenda o torneio

A Copa CASA é um campeonato de futebol de campo promovido pela Fundação CASA e disputado pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seus centros no Estado de São Paulo.

A competição divide-se em três etapas. Na primeira, jovens, representando os centros socioeducativos onde estão internados, jogam com as equipes da mesma divisão regional. O time vencedor passa para a classificatória estadual, a segunda fase. Nela, a partir de critérios definidos pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação, selecionam-se os oito melhores times para a terceira a última etapa, a estadual.

No estadual, já a partir das quartas de final, as equipes disputam as partidas nas preliminares de jogos do Paulistão. Os confrontos acontecem em eliminatória simples. Os vencedores avançam na competição até a final, quando será conhecida a equipe ganhadora do campeonato. A organização da Copa CASA fica a cargo da Gefesp.