Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 27/10/2010 18:44:08

Mente sã, corpo são!

Todas as atividades desenvolvidas sob a coordenação da Gerência de Educação Física e Esportes da Fundação CASA são abertas a todos os adolescentes atendidos em medidas socioeducativas.

Os ensinamentos do esporte em geral — ética, disciplina, respeito, dedicação e superação — têm como objetivo principal formar cidadãos, pois a prática esportiva é uma das ferramentas mais utilizadas e com os melhores resultados para a inclusão social.

Assim, os jovens jogam handebol, basquetebol, futebol de salão, tênis de mesa e xadrez, participando de vários torneios regionais, além da Copa da CASA de Futebol de Campo. Há também provas de pedestrianismo, como a Corrida de São Silvestre.

Mas o ponto alto é a Olimpíada da CASA, evento que coroa o intenso calendário anual esportivo. Em 2010, por exemplo, a quinta edição dessa grande festa do esporte alcançou a marca de 1.300 atletas inscritos, vindos de 84 unidades de todo o Estado.

Formação abrangente

A ação pedagógica da Fundação CASA vai além das práticas desportivas e da Educação Física. Na verdade, toda uma gama de atividades é coordenada por quatro gerências subordinadas à Superintendência Pedagógica, por sua vez vinculada à Diretoria Técnica da Instituição.

Portanto, para completar a formação dos jovens, são ministradas oficinas de educação profissional, ensino formal (escolar) e arte e cultura. Cada uma destas áreas é vinculada a uma gerência específica, de modo que todas as unidades da Fundação CASA falem a mesma língua no setor pedagógico, respeitadas as diferenças regionais. No caso da iniciação profissional, os cursos oferecidos seguem a vocação econômica das regiões onde os jovens moram e são atendidos, e estão divididos em oito áreas: Administração; Alimentação; Artesanato; Construção e Reparos; Telemática/Informática; Serviços (como jardinagem, corte e costura, mecânica de moto, entre outros); Serviços Pessoais — Beleza, Estética e Saúde; e Turismo e Hotelaria (Clique aqui e veja o quadro de áreas e cursos de educação profissional).