Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 17/02/2018 12:47:19

Primeiras partidas das quartas de final acontecem em preliminares dos jogos do Paulistão em Osasco e Campinas

A XIV Copa CASA de Futebol, o campeonato de futebol de campo da Fundação CASA, chegou à fase estadual. Os dois primeiros jogos das quartas de final aconteceram neste final de semana em preliminares a jogos oficiais do Campeonato Paulista, o Paulistão 2018, na parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Antes da partida oficial entre as equipes profissionais do Audax e do Votuporanguense neste sábado (17 de fevereiro), pela série A2, o Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, recebeu o duelo entre as equipes de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs CASA Rio Tâmisa, do Complexo do Brás, e Pirituba, ambos da capital paulista.

Os times representam, respectivamente, a Divisão Regional Leste 2 (DRM-III) e Divisão Regional Metropolitana Oeste (DRM-IV).

Já no domingo (18 de fevereiro), 22 jovens dos CASAs Atibaia (representante da Divisão Regional Metropolitana – DRM-I) e Paulista (da Divisão Regional Metropolitana Norte – DRM-V), de São Paulo, disputaram o segundo jogo, na partida preliminar ao jogo entre Ponte Preta e Palmeiras, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Os times vencedores se enfrentarão na semifinal. “Para os meninos, com certeza é como realizar o sonho de jogar em um campo profissional e ainda poderem ser observados”, avalia o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria, que trabalha na Fundação CASA como assistente de direção. O tricampeão acompanhará todos os jogos da fase estadual da Copa.

Como nos anos anteriores, a Copa CASA teve etapas locais, ocorridas nas 11 divisões regionais da Instituição. Das seletivas, oito equipes classificadas disputam as quartas-de-final, semifinais e final em jogos preliminares a partidas profissionais das séries A e B do Paulistão. Nesta fase, a Federação cede gratuitamente o campo e os profissionais de arbitragem.

Entenda o torneio

A Copa CASA é um campeonato de futebol de campo promovido pela Fundação CASA e disputado pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seus centros no Estado de São Paulo.

A competição divide-se em três etapas. Na primeira, jovens, representando os centros socioeducativos onde estão internados, jogam com as equipes da mesma divisão regional. O time vencedor passa para a classificatória estadual, a segunda fase. Nela, a partir de critérios definidos pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação, selecionam-se os oito melhores times para a terceira a última etapa, a estadual.

No estadual, já a partir das quartas de final, as equipes disputam as partidas nas preliminares de jogos do Paulistão. Os confrontos acontecem em eliminatória simples. Os vencedores avançam na competição até a final, quando será conhecida a equipe ganhadora do campeonato. A organização da Copa CASA fica a cargo da Gefesp.