Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 11/11/2019 16:03:30

Jovens participarão de vivência esportiva com os atletas da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado

Um total de 19 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nos centros de atendimento localizados no ABCD paulista e também na zona leste de São Paulo, pertencentes à divisão regional Polo ABCD, passam por uma vivência especial nesta terça-feira (12/11) com os atletas paraolímpícos da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado. No grupo, há um jovem com deficiência que utiliza prótese na perna.

O objetivo é ampliar o olhar inclusivo dos jovens, ao vivenciarem a modalidade e a experiência dos atletas. A atividade acontece no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, na zona sul de São Paulo. Além da vivência, os meninos também visitam as modernas instalações do complexo esportivo.

A ação é uma inciativa da Comissão de Direitos Humanos e Diversidade do Polo Regional ABCD, por meio do projeto de Sensibilização às Necessidades Especiais, que visa promover discussões com os jovens sobre as deficiências físicas e intelectuais, os direitos desses cidadãos, superação, dificuldades e inclusões através do esporte, no decorrer do desenvolvimento da medida socioeducativa.

Na ocasião, um adolescente que faz utilização de prótese também participará da visita. Henrique (nome fictício), 16 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação, teve uma parte da perna amputada quando criança. “Ele é um garoto de muita atitude, participa de todas as atividades físicas com muita tranquilidade” disse a coordenadora pedagógica do CASA Diadema, Adriana Souza.

Participam do encontro os CASAs São Bernardo I e II, de São Bernardo do Campos; Diadema; Santo André I e II, de Santo André; e Encosta Norte e Guaianazes II, da zona lesta da capital. Os profissionais de educação física também estarão presentes.