Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 18/04/2019 17:18:03

Equipe utilizou datas comemorativas como meio para levar palestras aos adolescentes e funcionários sobre cuidados com a saúde

 

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos quatro módulos do CASA Ribeirão Preto, no interior paulista, participaram da I Semana da Saúde x Atividade Física, ocorrida entre os dias 1º e 05 de abril. Palestrantes discutiram cuidados com a saúde e bem-estar.

A iniciativa resulta da ideia da equipe multidisciplinar do centro, em conjunto com os professores da escola vinculadora E.E. Professor Vicente Teodoro e Souza, que utilizaram duas datas comemorativas da primeira semana do mês para discutir temas relacionados aos cuidados com o corpo. No dia 05 de abril é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física e no dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde.

A Semana começou com bate-papo com os jovens sobre doenças sexualmente transmissíveis, como HPV e Aids, com explicações sobre formas de transmissão e impactos sobre a saúde, na palestra a professora e enfermeira Andressa Romualdo Rodrigues. Folhetos, cartazes e outros recursos audiovisuais ilustraram as explicações.

No segundo dia, os psicólogos do campus da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Sérgio Kodato e Kisa Valadão, e o mestre em origami Ronaldo Munemori, do Instituto SEB, sediado na cidade, trabalharam a temática da inteligência emocional.

A partir da dobradura de um coração em papel, os profissionais debateram a violência emocional nas suas diversas formas de manifestação e impactos sobre as pessoas, além de estratégias de como identifica-la.

Os cuidados com a saúde bucal foram o foco das atividades da Semana no terceiro dia do evento. A dentista Fabiana Chicone de Macedo explicou toda a estrutura da boca humana, apontando desde os problemas mais simples que podem correr, como a cárie, a complexas, como o câncer em seus diferentes graus de agressividade.

No fechamento da semana, as profissionais de Educação Física Rafaela Masearin e Mikaela Dias, ambas graduadas pela USP de Ribeirão Preto, mostraram a importância da atividade física para a saúde e como a sua prática regular impacta positivamente na manutenção de uma vida saudável.

Já fora das palestras e ainda como parte das atividades do evento, no último final de semana, adolescentes e funcionários do CASA Ribeirão Preto participaram de uma partida de futsal.

“Houve muito engajamento entre os funcionários do CASA e professores da rede pública para que o evento acontecesse”, afirmou o coordenador pedagógico do CASA Ribeirão Preto, Rogério José da Silva.