Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 14/03/2019 18:09:00

Partida entre adolescentes dos CASAs Peruíbe e Lorena acontecem nesta sexta (15/03), na preliminar de Santos e Novoriozontino

O Estádio do Pacaembu, que já foi palco de partidas da Copa do Mundo na década de 50, receberá na próxima sexta-feira (15/03), às 17h, a final de uma copa diferente: XV Copa CASA de Futebol de Campo, nas Preliminares do jogo entre Santos e Novorinzontino pelo Campeonato Paulista, o Paulistão 2019.

Em campo, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Peruíbe e Lorena disputarão o trofeu de campeão desta edição.

"O Futebol é muito democrático e possibilita que os adolescentes joguem num grande estádio como é o Pacaembu. Por isso que o esporte deve ser incentivado, para que agregue valor à vida desses meninos e que possam ter experiências novas, sigam novos rumos em suas vidas", disse o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Paulo Dimas Mascaretti.

Além do secretário, também acompanhará a partida o eterno craque Zé Maria, o Super Zé, campeão pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 70 e ex-jogador do Corinthians. Atualmente, como assistente de direção da Fundação CASA, Zé Maria observará as habilidades dos adolescentes.

A equipe do CASA Peruíbe representou a região do litoral nas semifinais e fez um verdadeiro passeio pelos gramados: derrotou o rival por 3 a 1 e voltou com o sonho de ser campeão da competição pela primeira vez.

Já a equipe de Lorena, do Vale do Paraíba, mostra o outro lado da moeda: que uma vitória sofrida também é saborosa. Nas semifinais, o coração dos adolescentes acelerava quando cada pênalti batido se transformava em um dos quatro gols que levaram o time para a final.

De acordo com o Zé Maria, que também atua na Fundação CASA como assistente de direção, a final promete ser surpreendente. “Será uma disputa justa, pois os dois times têm um excelente nível técnico. Promete ser uma partida emocionante”, comentou.

E é com histórias e emoções que os gramados do Pacaembu receberão esses adolescentes que, independentemente do resultado, poderão com orgulho contar que já estiveram no palco de uma Copa do Mundo.

Sobre a Copa CASA

A Copa CASA é um campeonato de futebol de campo promovido pela Fundação CASA e disputado pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seus centros no Estado de São Paulo. O torneio é realizado em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), a partir da etapa estadual.

A competição divide-se em três etapas. Na primeira, jovens, representando os centros socioeducativos onde estão internados, jogam com as equipes da mesma divisão regional. O time vencedor passa para a classificatória estadual, a segunda fase. Nela, a partir de critérios definidos pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação, selecionam-se os quatro melhores times para a terceira a última etapa, a estadual.

No estadual, já a partir das semifinais, as equipes disputam as partidas nas preliminares de jogos do Paulistão. Os confrontos acontecem em eliminatória simples. Os vencedores avançam para a final, quando será conhecida a equipe ganhadora do campeonato.