Escola de Formação - Fundação CASA

Buscando dar efetividade às diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e à política de atendimento preconizada pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase, a Fundação CASA-SP tem focado o investimento na capacitação de funcionários, transformando-a em uma de suas prioridades.

Em 2006, foi criada a Escola para Formação e Capacitação Profissional – EFCP, ampliando as ações do antigo Centro de Estudos e Formação Profissional. Sua principal atribuição é atender à demanda de capacitação, desenvolvimento, extensão e aperfeiçoamento profissional dos aproximadamente 12 mil servidores da Fundação CASA-SP e de seus diversos parceiros.

Responsável pela elaboração e execução da política de formação desses profissionais, a EFCP tem como pressuposto a muldimensionalidade do processo de formação, ou seja, considera que esse processo vai além da ampliação de competências técnicas, devendo promover espaços de reflexão sobre as práticas socioeducativas e, portanto, possibilitar a transformação dessas práticas.

Partindo desse pressuposto, as ações de formação buscam a articulação entre teoria e prática, a construção coletiva do conhecimento, a troca de experiências, a valorização dos saberes profissionais, a reflexão crítica, a sistematização e o registro das práticas cotidianas.

Objetivos

Desde sua criação, a Escola para Formação e Capacitação Profissional tem trabalhado no sentido de:

I.   implementar a política de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos da Fundação CASA-SP;

II.   formar, capacitar e integrar os servidores da Fundação em seus vários níveis de habilitação profissional e formação educacional;

III.  qualificar os servidores para o exercício de cargos de gestão da Fundação;

IV.  elaborar, em conjunto com os interessados, projetos de capacitação e aperfeiçoamento e outras atividades de ensino, definindo seus objetivos, programas e métodos de ensino, recursos didáticos, sistemas de avaliação e pré-requisitos para participação;

V.  promover a melhoria de métodos e técnicas aplicáveis à formação, capacitação e integração de recursos humanos, visando o aperfeiçoamento do pessoal;

VI.  realizar cursos, seminários e outras atividades de formação;

VII. estimular e orientar a produção acadêmica de temas de interesse da Fundação; e

VIII. desenvolver formas de cooperação e intercâmbio cultural e educativo, com instituições públicas ou privadas, em nível nacional ou internacional, com o objetivo de enriquecer as atividades curriculares da instituição, estimular pesquisas e implementar programa de capacitação, mediante convênios, contratos, parcerias e ajustes.

Estrutura e Funcionamento

Programas e Cursos

CASA em Revista

Estrutura e Funcionamento