CASA São Carlos tem programação especial de férias

Jovens participam de atividades esportivas, culturais e lúdicas

TEATRO_ABAETE__080509_EL_049_WEBOficinas culturais, passeios, palestras e competições esportivas. Essas são apenas algumas das diversas atividades que compõem a programação de férias da Fundação CASA em São Carlos. O calendário de férias teve início no dia 27 de dezembro e se estende até 6 de fevereiro. Quatro dias depois, em 10 de fevereiro, as aulas do ensino formal serão retomadas, e a rotina nas unidades voltará ao normal.

Na CASA São Carlos, onde 52 adolescentes cumprem medida de internação, a programação inclui atividades esportivas (vôlei, futsal, handball), lúdicas (jogos de xadrez, damas, bingo) e oficinas diversas, como informática, dança de rua, artes visuais, bijuteria, cestaria, hip hop, teatro, circo e cinema. Além disso, grupos de 5 a 10 jovens com bom comportamento também serão contemplados com atividades externas, como visitas a uma fazenda histórica da região e ao Museu Paleontológico, em Monte Alto.

Na US São Carlos, onde cinco jovens cumprem medida socioeducativa em semiliberdade, a programação inclui, além de atividades esportivas e culturais, passeios a lugares como o Museu da TAM, Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César, Parque Ecológico Municipal e o Museu do Futebol, na capital paulista. Os jovens também assistirão a shows no Sesc São Carlos.

Para o coordenador pedagógico da CASA São Carlos, Lairton Palombo, as atividades culturais e esportivas são essenciais para que se cumpram as medidas socioeducativas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescentes) e no SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). “As atividades pedagógicas são o coração da unidade. Sem elas, não teria sentido haver medidas socioeducativas”, considera.

Lairton ressalta ainda que atividades esportivas e culturais fazem parte da matriz curricular das unidades da CASA durante todo o ano, sendo intensificadas no período de férias, quando as aulas do ensino formal são suspensas.