Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 09/09/2020 17:44:44

Adolescente representará Divisão Regional Metropolitana Noroeste no estadual, junto a jovens dos CASAs Ouro Preto, Ipê e Vila Leopoldina

Hugo (nome fictício), de 17 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Nova Vida, no Complexo Vila Maria, em São Paulo, venceu nesta quarta-feira (09/09) a etapa regional do I Torneio Estadual Online de Xadrez da Fundação CASA, realizada entre adolescentes de 18 centros socioeducativos da capital e da cidade de Osasco, pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO).

O rapaz irá representar a DRMNO na etapa estadual, cujas partidas acontecem nos dias 17 e 18 de setembro, de forma virtual pela plataforma Chess.com. Os outros três representantes são adolescentes internados nos CASAs Ouro Preto (Complexo Vila Maria), Ipê (Complexo Raposo Tavares) e Vila Leopoldina, centros da capital. A DRMNO é uma das oito administrações localizadas da Instituição.

O Torneio já teve 15 edições com partidas presenciais. Nos últimos anos, as finais ocorreram no Ginásio do Pacaembu, na capital paulista. Por causa da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, as disputas são virtuais.

Por meio do sistema suíço, a etapa regional contou com cinco rodadas, em que os adolescentes jogaram entre si a partir de computadores com acesso à internet localizados, em geral, em salas de informática nos centros socioeducativos. Hugo venceu as cinco partidas que disputou.

Entre os centros socioeducativos do Complexo Vila Maria, participaram ainda jovens internados nos CASAs Bela Vista, Governador Mário Covas, Belém, São Paulo, Vila Guilherme, João do Pulo e Paulista.

Já do Complexo Raposo Tavares, competiram adolescentes internados nos centros socioeducativos Ipê, Nogueira e Nova Aroeira; além dos CASAs Jardim São Luiz I e II, Pirituba e Vila Leopoldina, localizados nas zonas Oeste e Sul, respectivamente.

Da cidade e Osasco, disputaram o Torneio dois adolescentes privados de liberdade nos CASAs Osasco I e II.

O campeonato utiliza a disputa pelo sistema suíço, com quantidade de partidas pré-estabelecida conforme com o número de participantes. Cada partida tem duração máxima de 20 minutos pela plataforma Chess.com.

Os representantes da DRMNO se juntam a outros 28 adolescentes que se classificaram nas disputas que aconteceram – ou estão em andamento – nas outras sete divisões regionais da Fundação CASA até o final da primeira quinzena de setembro.

Na fase estadual, serão 32 adolescentes representantes das oito divisões regionais da Instituição disputando o troféu de campeão. O Torneio Estadual é organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.