Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 16/11/2020 14:17:27

Evento contará com oficina de confecção de bonecas de origem africana, palestras e roda de capoeira

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que será celebrado na próxima sexta-feira (20/11), o CASA Vitória Régia, localizado na cidade de Lins e pertencente à Divisão Regional Oeste (DRO) realiza a partir desta segunda (16/11) uma semana temática em prol da valorização da cultura e identidade afro. 

Para isso, a cada dia da semana, os jovens participarão de ações como palestras, uma oficina de confecção de bonecas afro e roda de capoeira.

Na segunda-feira (16/11) os adolescentes participaram de uma palestra com o tema “Saúde” ministrada pela enfermeira do CASA, Katia Simone Crespo Morales. A profissional abordou o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde e comentou sobre alguns serviços que são oferecidos, como aferição de pressão arterial, índice de massa corporal (IMC) para o combate à obesidade e monitoramento da glicose para detectar Diabetes.

Na terça-feira (17/11), será realizada uma roda de reflexão sobre o curta metragem “Stone”, que conta a história de um jogador de futebol negro que, após ter uma grave lesão no joelho, encontra a chance de se superar ao ensinar a modalidade para crianças carentes. Os debates serão mediados pela agente educacional, Juniana Priscila Conceição.

No dia seguinte (18/11), haverá uma oficina sobre a produção das bonecas africanas “Abayomi”, que são tradicionais dessa cultura. A oficina será coordenada pelo agente educacional, Silvio Cezar Lanza Nogueira.

Na quinta (19/11), ocorrerá uma nova roda de conversa, desta vez sobre o filme “Mãos Talentosas: A História de Ben Carson”, que aborda a história de um neurocirurgião pediátrico que supera grandes obstáculos para estudar medicina e salvar vidas no Hospital Johns Hopkins. O debate será mediado pelos agentes educacionais, Genival Pecosqui Garcia e Irani Alves de Moraes.

Por fim, na sexta-feira (20/11), o encerramento da semana temática será realizado com a palestra “Da escravidão até os dias de hoje: seus costumes e religiosidade”. O evento será ministrado pelo agente educacional, Silvio Cezar Lanza Nogueira, e abordará principalmente a questão da cultura afro. Na sequência, ocorrerá uma roda com os alunos da oficina capoeira, finalizando o evento.