Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 17/11/2020 15:56:19

Agenda dos jovens será repleta de atividades com foco na valorização da cultura afro-brasileira

 

Uma semana repleta de atividades com foco na igualdade de direitos, no resgate da ancestralidade africana e na luta contra o preconceito e discriminação. Essa será a agenda principal que os 133 centros da Fundação CASA localizados na capital, litoral e interior realizarão com os adolescentes em medida socioeducativa para celebrar a chegada do Dia da Consciência Negra, que será comemorado na próxima sexta-feira (20/11).

 

Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO)

Ao menos sete centros socioeducativos contam com programação que envolve exibição de filme com discussão sobre desigualdade de acesso ao mercado de trabalho e cotas raciais nas universidades; confecção de cartazes temáticos; rodas de conversa temáticas – debatendo, por exemplo, os conceitos de “negro” e “preto”; entre outras ações.

As iniciativas acontecem até sexta (20) nos CASAs Cedro, Nova Aroeira e Jatobá, no Complexo Raposo Tavares; Pirituba; São Paulo, João do Pulo e Belém, no Complexo Vila Maria, todos localizados na capital paulista.

 

Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE)

Já no CASA Feminino Bom Retiro, na cidade de São Paulo, as adolescentes estão vivenciando uma semana de reflexões sobre temas como igualdade social, cultura afro-brasileira e racismo. A equipe pedagógica prepara a realização do 1º Concurso de Beleza Preta CASA Feminino Bom Retiro.

 

Divisão Regional Oeste (DRO)

Na DRO, ocorrerão atividades nos CASAs Araçatuba, Vitória Régia Presidente Bernardes e Irapuru I.

Os destaques ficam por conta da oficina das bonecas Abayomi (feita de retalhos de tecido de saias e usadas para acalmar as crianças na longa viagem da África até o Brasil), representação teatral, rodas de conversa, rodas de capoeira, confecção de cartazes, exibição de filmes e documentário, dentre outros.

Divisão Regional Sudoeste (DRS)

Na DRS, haverá atividades nos CASAs Três Rios, Rio Novo, Madre Teresa I e II, Sorocaba I, II, III e IV, João Paulo II, Botucatu e Nelson Mandela. Dentre os destaques estão a exibição de documentários, palestras, confecção de cartazes, dança e música afro.

Divisão Regional Norte (DRN)

Na DRN, o CAIP de Franca e os CASAs Franca, Cândido Portinari, Sertãozinho, Batatais, Taquaritinga, Ribeirão Preto, Rio Pardo, São Carlos e Araraquara realizarão atividades sobre o tema. Os destaques ficam por conta de pintura de quadros, participação em lives, roda de conversa, apresentações musicais de violão e cavaquinho e declamação de poemas

Divisão Regional Metropolitana de Campinas (DRMC)

A programação acontece entre os dias 17 e 20 de novembro. No CASA Laranjeiras, haverá apresentação de jogos africanos, exibição de filme e batalha de poesias sobre o tema.

Já o CASA Rio Amazonas realizará uma oficina temática sobre a beleza negra. O intuito da atividade é estabelecer um diálogo junto aos adolescentes acerca dos padrões de beleza, suas influências e as consequências sociais.

Também haverá atividades no CASA Maestro Carlos Gomes.

 

Divisão Regional do Litoral (DRL)

O CASA Mongaguá promoveu uma palestra sobre o tema “Reflexão e Luta por Igualdade e Respeito”. Após a exibição de um filme os adolescentes debateram questões relacionadas ao combate do racismo e do preconceito.

 

Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP)

Atividades sobre o Dia da Consciência Negra serão realizadas pelos centros Arujá, Atibaia, Caraguatatuba, Guarulhos, Guayi, Itaquá, Serra da Cantareira, Serra da Mantiqueira, Tamoios, Taubaté e Terra Nova.

Dentre os destaques estão debates, palestras, confecção de bonecas e exibição de filmes e documentários.