Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 16/09/2020 19:57:24

32 adolescentes internados em 28 centros socioeducativos de 18 cidades disputam título inédito nesta quinta (17) e sexta (18)

 

Criatividade, estratégia e raciocínio rápido serão algumas das habilidades para os 32 adolescentes usarem para disputar o título inédito do I Torneio Online de Xadrez da Fundação CASA. Eles e elas cumprem medida socioeducativa de internação em 28 centros localizados em 18 cidades de todo o Estado de São Paulo.

A final da primeira edição virtual do tradicional Torneio da instituição acontece nesta quinta (17) e sexta (18), a partir das 13h, utilizando computadores com acesso à internet instalados nos próprios centros socioeducativos. Jovens, de ambos os sexos, jogarão as partidas pela plataforma Chess.com, seguindo o sistema suíço.

Por causa da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, pela primeira vez o Torneio presencial ocorre virtualmente, dando continuidade à agenda pedagógica anual dos adolescentes em internação.

Os 32 adolescentes chegaram à final depois de vencerem a etapa de cada uma das oito divisões regionais da instituição. Cada administração localizada tem quatro representantes.

Os jovens candidatos ao título do Torneio estão internados nos municípios de São Paulo (8), Franco da Rocha (2), Santo André (2), Itaquaquecetuba (1), Praia Grande (1), São Vicente (1), Mogi Mirim (2), São José dos Campos (2), Lorena (1), Cerqueira César (2), Sorocaba (1), Botucatu (1), Lins (1), Araçatuba (2), Irapuru (1), Sertãozinho (1), Franca (2) e São Carlos (1).

São adolescentes como Tiago (nome fictício), de 17 anos, internado no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, na capital paulista. O envolvimento com ato infracional, que começou por volta dos 15 anos, fez o jovem se distanciar da família.

A mãe, o padrasto e os quatro irmãos – uma com paralisia cerebral – moram no bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste. Durante a internação, retornou aos estudos e colocou em prática o seu talento e criatividade no xadrez.

Nesse jogo de tabuleiro, o sistema suíço prevê uma quantidade de partidas pré-estabelecida conforme com o número de participantes. Cada partida tem duração máxima de 20 minutos pela plataforma Chess.com.

A premiação prevê a entrega de medalhas do 1º ao 5º colocados, além de troféu para o campeão da competição. O Torneio Estadual é organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.