Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 03/08/2020 11:05:00

O encontro aconteceu na última sexta-feira (31/07)

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos centros de atendimento pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Campinas participaram na sexta-feira (31/07), às 14h, de um sarau literário online promovido pelo Itaú Cultural. A ação aconteceu por meio da plataforma digital Google Meet.

Participaramm do evento adolescentes dos CASAs Campinas, Maestro Carlos Gomes, Andorinhas, Jequitibá, Limeira, Morro Azul, Laranjeiras,  Mogi Mirim, Escola Rio Claro e Rio Piracicaba. Ao todo, foram 10 adolescentes, um de cada centro, os quais tiveram suas poesias selecionadas para participar do concurso promovido pela divisão regional, neste mês de julho, sobre o tema "Mulher".

O encontro virtual, contou com apresentações e diálogos sobre o universo da poesia. Uma equipe de educadores do Itaú Cultural interagiu com os garotos que estavam nos centros de atendimento acompanhando o evento. Na ocasião, foi divulgado o vencedor do concurso regional.

Neste segundo semestre, os adolescentes participaram de oficinas de escrita de poesias desenvolvidas pelas equipes pedagógicas dos centros de atendimento. Foram trabalhadas obras de autores como como Bráulio Bessa, Cora Coralina, Conceição Evaristo, entre outros. No final, os adolescentes produziram seus próprios poemas.

A interação pedagógica virtual é mais uma alternativa para garantir aos adolescentes, nesta atual situação de pandemia, o acesso à cultura.

“Temos a parceria com o Itaú Cultural. A equipe educacional do instituto se interessou por esta experiência que os dos adolescentes tiveram com a poesia e fizeram a proposta de promover o sarau online. A atividade é mais uma opção virtual além dos passeios pelo acervo deles”, disse o gerente de arte e cultura, Wellington Medeiros.