Por: Assessoria de Imprensa | Publicado em: 14/10/2020 18:08:08

Instituição entra na era digital de produção de documentos, dentro do programa do Governo do Estado de São Paulo

 

A data de 13 de outubro de 2020 fica marcada na história da Fundação CASA como o dia em que a Instituição entrou na era digital de produção de documentos por meio do Programa SP Sem Papel, do Governo do Estado de São Paulo.

A partir de agora e após capacitações de parte dos servidores, os trabalhos realizados cotidianamente serão facilitados com o processo digital. Até o último domingo (11), cerca de 2.300 servidores da CASA estavam no rol de capacitação on-line dos primeiros usuários, oferecida pela Fundação Vanzolini.

Acesse aqui a área com todas as informações do Programa

Márcio José Carretero, encarregado de Área Administrativa do Expediente do Gabinete da Presidência, foi um dos primeiros servidores da Instituição a realizar um procedimento pelo SP Sem Papel, ao receber e continuar o fluxo administrativo de um documento, em papel, entregue no Protocolo da Sede.

“O começo é diferente, porque precisamos nos adaptar à nova tecnologia, com ferramentas e aplicações, mas é questão de, com o tempo, nos acostumarmos com uma rotina diferente daquela que sempre foi lidar com papel”, avalia Carretero, que trabalha no administrativo da CASA há cerca de 36 anos.

“O uso do processo totalmente digital ajudará a desburocratizar o serviço que prestamos de execução de medida socioeducativa, trazendo economia de tempo e de recursos”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

O SP Sem Papel é um programa do Governo da Secretaria de Governo, da Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp) e o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Na Fundação CASA, a organização está a cargo da Assessoria de Inteligência Organizacional (AIO), a Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA) e a Prodesp.

O foco é reduzir/eliminar gradualmente o trâmite de papel no âmbito da Administração Estadual e no seu relacionamento com outras esferas de governo. Entre os benefícios estão a eficiência e a sustentabilidade; a produção padronizada e racional de documentos; a redução de gastos; a produtividade e a agilidade; a transparência; o trabalho facilitado; a confiabilidade; e a navegação intuitiva.

Plantão de dúvidas

Para auxiliar os servidores da Instituição nessa adaptação para o novo sistema, a Fundação Vanzolini disponibiliza equipe para sanar dúvidas dos servidores no uso do sistema. Os profissionais estão disponíveis, por meio de videochamada, durante duas semanas, entre os dias hoje (13) e 06/11, em horário comercial.

Confira toda as informações sobre como acessar o plantão de dúvidas. Veja ainda o Comunicado da UNICASA sobre o plantão.

O servidor pode acessar ainda as perguntas frequentes (FAQ) sobre o Programa, além de conferir a Portaria Normativa nº 342/2020, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 25 de setembro. A Portaria regulamenta no âmbito da Instituição a implantação do Programa SP Sem Papel.

O Programa

O SP Sem Papel é o programa do Governo do Estado de São Paulo para reduzir / eliminar gradualmente o trâmite de papel no âmbito da Administração Estadual e no seu relacionamento com outras esferas de governo, mediante, entre outras iniciativas, ações de desburocratização e a adoção do processo digital.

O portal SP Sem Papel é uma plataforma corporativa para a produção, tramitação, gestão e controle de processos / documentos digitais, que garante a classificação dos documentos no ato de sua produção de acordo com a Política Estadual de Arquivos.

Também assegura a preservação e a transparência dos documentos produzidos pela Administração Paulista, com controle de documentos sigilosos, e a confiabilidade por meio de assinatura por autenticação ou certificação digital.

A plataforma permite, ainda, a recepção de demandas, facilitando o relacionamento entre Prefeituras, Assembleia Legislativa e o Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de se proporcionar um melhor atendimento à população paulista.

O portal é de uso exclusivo dos servidores públicos da administração estadual, prefeitos e entidades sociais autorizados a produzir documentos digitais e/ou formalizar relação bilateral com o Governo do Estado de São Paulo.

Para acessar o portal do SP Sem Papel, clique: https://www.spsempapel.sp.gov.br/.