SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03H7OD063KCR0KSDOO0
Z7_086423G03PUOD0635DN7AA0000

Jovens de centros femininos da Fundação CASA participam de atividades em alusão ao mês da mulher no Centro Universitário do Senac-SP

Durante a visita, elas conheceram a biblioteca do local, e participaram de oficinas de artes, jogos musicais, aula de yoga e um workshop gastronômico

16/03/2026
Foto ilustrativa

Jovens de centros femininos participam de aula de yoga durante a visita

Quinze jovens em medida socioeducativa nos centros femininos da Fundação CASA participaram na última quarta-feira (11/3) de uma visita ao Centro Universitário Senac-SP, em Santo Amaro, como parte de uma programação estruturada especialmente para elas em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A ação teve início pela manhã, com a recepção das jovens por representantes do Senac.

Em seguida, elas fizeram uma visitação aos espaços do local, em especial a biblioteca, e puderam conhecer um pouco do acervo disponível. Na sequência, elas participaram da primeira oficina, de pintura em tecido, que envolveu a customização de ecobags presenteadas pelo Senac.

As ecobags continham um kit, com exemplares do livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor e ilustrador francês Antoine de Saint-Exupéry. Em seguida, elas participaram do jogo musical “De quem é essa música”.

As jovens formam organizadas em duplas, onde a pessoa que acionasse o botão mais rápido, ganharia a oportunidade de responder primeiro. Após isso, ocorreu um rápido Karaokê, onde as adolescentes puderam mostrar seu talento, cantando canções populares como “Boate Azul”.

A atividade seguinte foi uma aula de yoga, onde as adolescentes puderam aprender algumas posturas e receberam orientações sobre exercícios de respiração e técnicas de meditação.

Logo após, foi oferecido um almoço para as jovens, que foi acompanhado com a palestra do chef, professor universitário do Senac e consultor gastronômico, Jorge da Hora.

Em seu relato, o professor contou sobre sua história, como enfrentou a situação de vulnerabilidade social em que vivia sua família para perseguir o seu sonho de atuar no ramo da alta gastronomia, se tornando uma pessoa referência na área no Brasil e no exterior. Ao final, as adolescentes participaram de uma oficina de culinária, onde aprenderam a receita de um pudim de tapioca, produzida com a orientação do chef do Senac.

"As jovens ficaram muito animadas em participarem das atividades. Acredito que as palavras do chef, os aprendizados e os momentos de descontração deste dia ficarão marcados na experiência de vida delas", afirma a gerente de Educação Profissional da Fundação CASA, Cristina Lumiko Nakasone Watanabe. Para ela, a visita fortalece o protagonismo feminino e amplia o horizonte dessas jovens.

A presidente Claudia Carletto reforça o que está por trás da iniciativa. "Uma das premissas da medida socioeducativa é justamente aproximar essas jovens de ambientes que ofereçam a possibilidade de adquirir conhecimentos e até mesmo uma capacitação profissional, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura."

Complementary Content
${loading}